O que é CR e quais são as categorias permitidas.

O CR é um documento emitido pelo exército que dá direito ao cidadão de exercer atividades que envolvam armas de fogo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Se você tem arma  de fogo ou busca por uma, certamente já ouviu falar sobre o Certificado de Registro. Mas você sabe o que é CR? Muitas pessoas ainda têm muita dúvida sobre o assunto.

 

Sabemos que o Exército Brasileiro exige que todas as armas de fogo sejam devidamente registradas para que, assim, haja um melhor controle. Então, se você está em busca de saber o que é CR, está no lugar certo. Vamos lá?

 

O que é o CR?

O Certificado de Registro, também conhecido como CR, é um documento emitido pelo exército que dá direito ao cidadão de exercer atividades que envolvam armas de fogo, como caça, tiro esportivo, coleção, entre outros.

 

Ele é emitido a partir de um cadastro realizado junto ao Exército Brasileiro e controla armas de calibre restrito e suas respectivas munições. Atualmente, o CR tem validade de 10 anos e pode ser renovado pelo mesmo período.

 

Categorias permitidas:

Agora que você já sabe o que é CR, é importante entender as categorias permitidas:

 

  • Atirador desportivo:

São praticantes de esportes como Airsoft e tiro ao alvo. É necessário fazer o registro não só para praticar o esporte, como também para comprar e carregar as armas utilizadas.

 

A quantidade de armas dependerá do atleta, porém o nível alto é de 16 armas, sendo que oito delas precisam ser de calibres restritos.

 

  • Caçador:

É preciso que o caçador esteja filiado a um grupo de caça e tenha liberação do IBAMA para abater espécies da fauna para solicitar o CR. Assim, ele poderá possuir 12 armas, em que oito serão de uso restrito para caça.

 

  • Colecionador:

Colecionadores são pessoas físicas ou jurídicas, que têm o propósito de comprar, reunir e manter diferentes armas e munições. Apesar de não terem quantidade limitada de armas, é necessário autorização para cada uma delas.

 

Requisitos exigidos para retirar o CR

Bom, você já sabe o que é CR e quais são as categorias permitidas. Agora, você deve estar se perguntando quais são os requisitos para conseguir a emissão do documento, não é mesmo?

 

Existem diversos tipos de avaliações exigidas pelo Exército Brasileiro para que o candidato consiga tirar o certificado. É preciso comprovar:

 

  • Idoneidade (antecedentes criminais);
  • Residência Fixa;
  • Capacidade Técnica (manuseio de arma de fogo);
  • Aptidão Psicológica;
  • Afiliação em um clube de caça ou tiro;
  • Ter no mínimo 25 anos de idade.

E aí, conseguimos sanar suas dúvidas sobre o que é CR? Se você está buscando emitir a sua, aqui vai mais uma dica de ouro: a Keepers Consultoria é referência em processos relacionados à arma de fogo.

 

Caso queira saber mais, continue navegando por nosso blog ou acesse nossas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.